segunda-feira, 26 de maio de 2014

Agenda Musical - Virada Cultural em Araçatuba

Para compensar o post apressado e resumido da semana passada, vai agora um caprichado. Agenda Especial com a Virada Cultural Paulista em Araçatuba. Todas as informações, comentários (ou cornetadas, entenda como quiser), links e uma playlist pra você ir se aquecendo para o fim de semana. Todos os shows serão na praça Getúlio Vargas, como no ano passado.

31/05 

19h - DJ Cláudio Costa


O DJ de black music vai abrir a parte musical da Virada este ano. O set, com charm, R&B, soul e funk combina perfeitamente com o clima da festa, o problema é que fatalmente (ou propositalmente) vai servir apenas como aquecimento para os que resolverem chegar cedo na praça. No domingo, DJ Cláudio Costa volta a se apresentar as 15h. 


19h30 - Talita Rustichelli e Banda Balaio de Vó


Quem acompanha esse blog já sabe muito bem quem é a Talita e que seus show valem a pena. Só de imaginar a alegria dela de apresentar seu repertório próprio (além de uns covers expertos) na Virada Cultural já não tenho dúvidas que vai ser foda. 


21h - Lurdez da Luz


Lurdez da Luz sobe no palco já no "horário nobre" da Virada, a Mc faz uma mistura de rap, com elementos eletrônicos, pegada latina e mais um monte de coisas. Tem carisma e potencial pra segurar a audiência, mesmo fazendo um som que, acredito, que o público do evento não está muito familiarizado.


22h30 - Copacabana Club



O Copacabana Club surgiu em 2007 com status de promessa. O single "Just Do It" chegou a tocar bastante e a banda circulou por diversos festivais brasileiros e gringos. Em 2010 lançou o primeiro disco, "Tropical Splash", mas a impressão que ficou é que a banda nunca saiu da posição de promessa, tanto em crítica quanto em público. De toda forma, o som, um indie rock dançante (e insosso), deve agradar o público, que a essa altura já deve estar em processo acelerado de embebedamento.


0h - Criolo


Criolo talvez seja a atração mais esperada da Virada Cultural em Araçatuba. O rapper/cantor/compositor ganhou o país com seu segundo disco, "Nó Na Orelha", de 2011. Depois disso vem administrando o sucesso com outros poucos lançamentos, como o dvd em parceria com o Emicida (lançado ano passado) e duas músicas inéditas esse ano: "Duas de Cinco" e "Cóccix-ência". Vi um show dele em 2011, no Planeta Terra Festival, em São Paulo (última edição no Playcenter. saudades) e foi incrível, no auge do sucesso, com uma banda afiadíssima e público cantando tudo. Depois disso acabei me afastando um pouco do trabalho do cantor, não sei se por ter escutado muito ou por uma certa birra que peguei do messianismo forçado dele. No palco, porém, a coisa tende a ser boa. Se ao menos chegar perto da apresentação de 2011 e não tiver muito discurso abstrato ("Alguém nos ajude, Lázaro"), já vai valer a pena. 


01/06 (sim, porque enquanto eu não dormir não é outro dia) 

15h30 - Daúde


Olha, devo dizer que, tirando aquela versão de "Pata Pata", não conheço quase nada da Daúde. Dando um google rápido vi que ela tem quatro discos lançados entre 1995 e 2003, e agora, 11 anos depois, lança "Código Daúde", disco base para o seu show atual, tem até uma regravação de "O Vento", do Los Hermanos (na playlist). É bem possível que eu esteja terminando de me recuperar da ressaca nesse horário, mas se rolar, bateu uma curiosidade.


17h - Curumin


Curumin, tá aí um show que eu to louco pra ver e ninguém tá dando moral. O paulistano é baterista de ofício (tocou e toca com meio mundo) mas em seus discos solo ele toca de tudo e canta. O show é focado em seu trabalho mais recente, o ótimo "Arrocha", de 2012. Não se deixe enganar pelo nome do disco, a mistura sonora é bem ampla: soul, funk, reggae e muitas outras coisas. Promete ser um dos grandes shows da Virada em Araçatuba.


18h30 - Asian Dub Fundation


No últimos anos vinha se cumprindo uma tradição na Virada Cultural em Araçatuba, o show de encerramento ser sempre um show mais família, foi assim ano passado com Almir Sater, antes disso Fafá de Belém, Moraes Moreira... Eis que, entrando de voadora nessa tradição, aparece o Asian Dub Fundation, banda inglesa com integrantes de origem asiática. O som é explosivo, mistura rock, reggae, dub, punk, rap, músicas folclóricas e letras engajadas. Estou bem curioso sobre como o público vai receber a banda, acredito que não vai ter meio termo, ou vão simplesmente virar as costas e ir embora ou vão entrar no clima, fazer roda de pogo e tudo o mais. Veremos...

---------------------------------------------------------------------------------------------

Agora uma playlist esperta com duas músicas de cada artista que toca na Virada Cultural em Araçatuba. Vai se aquecendo...



Um comentário:

Sara disse...

Eu gostaria de jogar em algum momento em algum lugar, talvez, ser uma festa dj, eu gosto de ir a uma festa na Argentina a esperança de encontrar um hotel em buenos aires argentina